Teste genético: o que é? Para que serve? Quando fazer?
Quais são as suas origens? Será que terá alguma das doenças que os seus parentes tiveram? Qual é o seu talento oculto? Que tipo de dieta e de exercício deveria adotar? De certeza que estas e muitas outras questões já passaram pela sua mente. Sabe a resposta? As palavras “teste genético” lhe serão familiares. Aventure-se e descubra o que é um teste genético, porque é útil, como fazer e quando, ao longo do artigo.
O que é um teste genético?
Um teste genético ou teste de ADN é um estudo realizado aos nossos genes para descobrir diferentes dados que estes nos podem aportar. Informações como a nossa predisposição para desenvolver algumas doenças, problemas de pele, a relação da comida com a nossa genética, qual seria o melhor desporto para praticar tendo em conta os nossos atributos… Enfim, uma multitude de clarificações que estes testes nos garantem.
No seu uso mais comum, as provas genéticas são usadas para descobrir a parentalidade de uma pessoa. Contudo, hoje em dia, podemos viajar no tempo, com um teste de genético de ancestralidade podemos rastrear a nossa linhagem até ao primeiro ser humano.
Para que serve um teste de ADN?
Agarrando apenas no exemplo do seguimento de doenças, este tipo de teste é útil desde a prevenção até ao tratamento. Ao saber da tendência a desenvolver uma doença, de um paciente, é possível arranjar maneiras de preveni-la ou atrasá-la, com os devidos cuidados de saúde. Do mesmo modo acontece com o desporto, pode encontrar algum mais adequado ao seu corpo e resistência, como, por exemplo, se tiver as costas largas se calhar a natação será melhor na natação, e se tiver as pernas compridas, talvez o atletismo.
No entanto, se ao fazer o teste, lhe sair que tem mais probabilidade de ter cancro, não quer dizer necessitantemente que vá acontecer, senão que há essa chance.
Como realizar um exame genético?
Como já deverá ter visto em alguma série ou filme, os testes genéticos ou de ADN não são nada invasivos. O que quer isto dizer? Que apenas com uma amostra de saliva, de sangue ou de pele, ou até mesmo alguns fios de cabelo consegue saber o seu passado genético. Tudo o que tem que fazer é encher um recipiente com o seu fluido corporal e mandá-lo para um laboratório de análises genético.
Logo após fazer a sua parte, os peritos responsáveis já se encarregarão de garantir os melhores resultados para lhe dar a conhecer a sua história que os seus genes contam.
Quando é recomendado fazer um teste genético?
Por norma geral, os testes genéticos são recomendados quando há alguém doente na família e como forma de prevenção, decide fazer um ou um médico pede-lhe que o realize. No entanto, na 24Genetics oferecem muitas variedades de testes, para verificar a sua predisposição genética para o talento, para o desporto, na área da saúde, farmacologia, nutrição, que informações sobre a sua pele precisa de saber e até o rastreio até aos seus antepassados, com o teste de ancestralidade.