Por que a data do Carnaval muda todos os anos?

Todos anos as pessoas se fazem a mesma pergunta: qual a data do Carnaval esse ano? Você sabe porque a data do Carnaval muda todos os anos? Porque hoje em dia a data do Carnaval acontece 47 dias antes do domingo de Páscoa. Mas porquê?

No começo o Carnaval não tinha nada que ver com a Páscoa. Era uma festa que acontecia para comemorar a chegada da primavera no hemisfério norte. Depois de passar um longo período de frio e tristeza durante o inverno o que mais você iria querer? Festa e alegria, não? Esse sempre foi o sentido do Carnaval!

Com o passar do tempo a influência da igreja foi crescendo cada vez mais e o Carnaval passou a ser o adeus a carne, a época antes da Quaresma, período de abstinência e purificação para a Páscoa. Por isso, o fim do Carnaval é justamente a Quarta-feira de Cinzas. Faça os cálculos: 40 dias dias de Quaresma mais 7 dias da semana santa, a data do Carnaval vai ser justamente nessa terça feira.

Mas como se calcula o domingo de Páscoa? Tem a haver como o calendário lunar que nós não estamos muito habituados a usar. O domingo de Páscoa é o próximo domingo após a primeira lua cheia da primavera do hemisfério norte e do outono no hemisfério sul. O calendário lunar é usado pela igreja até hoje, pois era como se calculava os dias do ano na época de Jesus.

Print Friendly