Origem do Carnaval

carnavalNão se sabe ao certo a verdadeira origem do Carnaval, mas uma ideia nunca mudou: a festa celebra a vida com fantasia, dança, música e muita alegria! Conheça mais sobre a história do Carnaval no mundo e no Brasil, as influências dos Carnavais antigos e como chegamos até os os blocos de rua e as escolas de samba dos dias de hoje.

 

A história do Carnaval

O Carnaval  é comemorado em Portugal desde o século XV. A festa pagã foi levada pelos portugueses para o Brasil, sua colônia na época, e nos finais do século XVIII a festejo já era uma tradição em algumas cidades do Brasil. No início o entrudo, como eram chamadas as festas de populares em Portugal, acontecia nas ruas onde os foliões jogavam água, farinha e ovos uns nos outros.

Apesar de ser uma festa pagã onde se comemorava a chegada da primavera, a igreja buscou associar o Carnaval com o período dedicado aos desejos da carne que antecedia a Quaresma, período de purificação para a chegada da Páscoa. Por isso, a data do Carnaval muda todos os anos, pois acontece quarenta e sete dias antes do domingo de Páscoa. Descubra a data do Carnaval em 2015 e se programe para festejar com seus filhos!

Os anos foram passando e o Carnaval foi sofrendo outras alterações, a primeira tentativa de civilizar a festa carnavalesca foi a criação de bailes e passeios mascarados parisienses. Nesses bailes mais eruditos os foliões usavam fantasias e máscaras inspirados nos tradicionais bailes que aconteciam na França. Essa tradição se mantém até os dias de hoje e você também pode aproveitar o Carnaval para fazer fantasias e máscaras para os seus filhos! Outra característica forte dessa face erudita do Carnaval são as marchinhas.

Foi nessa época de bailes que Chiquinha Gonzaga compôs a primeira marchinha de Carnaval chamada de “Ô abre alas”, tocada e cantada em todos os Carnavais até os dias atuais. Além dos bailes de máscaras, foram surgindo cada vez mais grupos carnavalescos que ocupavam as ruas e hoje são as escolas de samba e os blocos de rua. A tradição começou no Rio de Janeiro, mas logo se espalhou por todo o país.

Hoje o Carnaval é comemorado de formas diferentes em cada cidade do Brasil. No Rio de Janeiro e em Sao Paulo, por exemplo, o Carnaval é marcado pelo desfile das escolas de samba. Já em Salvador a grande marca do Carnaval sao os trios elétricos e o axé. Agora se você procura o autêntico Carnaval de rua a sua direçao deve ser as cidades de Recife e Olinda, em Pernambuco, com seus blocos que tocam frevo para animar a festa.

As opções para festejar e para descansar no feriado são muitas! Em nosso especial de Carnaval você encontra toda informação que precisa para aproveitar a festa com seus filhos. Aproveite!

Print Friendly